Noticias

23 de abril de 2024

Linha de Cuidado para a doença de Chagas segue sendo estruturada em São Luís de Montes Belos (GO)

Dando continuidade ao processo de construção da Linha de Cuidado voltada para pessoas acometidas pela doença de Chagas (LCDC) em São Luís de Montes Belos (GO), foi realizada oficina em 8 de abril de 2024, reunindo profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), gestores(as) municipais e profissionais da Regional Estadual de Saúde Oeste II. A LCDC visa a garantia de acesso a cuidado integral, no âmbito da APS, com foco nas pessoas com diagnóstico de doença de Chagas, em estreita interface com as ações de vigilância. Trata-se de uma atividade estratégica central do projeto IntegraChagas Brasil, uma vez que está orientada ao desenho de fluxos que permitam o melhor cuidado de pessoas acometidas pela doença de Chagas particularmente no âmbito da APS.

A oficina foi coordenada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dra. Eliana Amorim, com o apoio da pesquisadora do projeto IntegraChagas Brasil e representante do Ministério da Saúde, Swamy Lima Palmeira.

A Secretária de Saúde do município, Adriana Papel Dib, enfatizou a importância desse avanço para o município. “As pessoas ainda acham que não existe mais a doença de Chagas, por isso, estamos com sentimentos de muita alegria e satisfação por começarmos a colocar em prática a Linha de Cuidado para as pessoas acometidas por doença de Chagas em nossa cidade. Estamos muito lisonjeados por receber o projeto”, assegurou.

Para o técnico da Regional de Saúde de São Luís Montes Belos, que trabalhou na antiga Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), Gildo Ferreira, a oficina foi um momento de atualização sobre a doença de Chagas. “Eu trabalho esta doença há 40 anos, mas sempre na área de campo, eliminação do vetor e com algumas noções sobre ela. Hoje, foi uma oportunidade de sabermos mais sobre ela, o que irá contribuir para o meu trabalho no campo”, contou.

O projeto IntegraChagas Brasil é uma pesquisa estratégica financiada e demandada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O principal objetivo é contribuir com a ampliação do acesso à detecção e ao tratamento da doença de Chagas na APS de forma integrada à Vigilância em Saúde.

Em São Luís de Montes Belos, as ações do projeto contam com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.