Noticias

23 de abril de 2024

Profissionais de saúde de São Luís de Montes Belos participam de capacitação para Teste Rápido e Aconselhamento para a doença de Chagas

Enfermeiros(as), cirurgiões(ães)-dentistas, técnicos(as) e auxiliares de enfermagem participaram, nos dias 10 e 11 de abril de 2024, da capacitação para realização do Teste Rápido de triagem para a doença de Chagas e aplicação do aconselhamento, em mais uma etapa das ações formativas do projeto IntegraChagas Brasil. A formação foi ministrada pela equipe do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dra. Eliana Amorim.

Dividida em componentes teóricos e práticos, a capacitação teve por objetivo desenvolver novos conhecimentos sobre o diagnóstico laboratorial da doença de Chagas e habilidades para a realização do teste rápido de triagem sorológica. Além disso, a atividade visou compreender conceitos e dimensões do aconselhamento, com foco nos momentos pré e pós-teste para a triagem em um contexto endêmico para a doença.

Segundo a professora Dra. Eliana Amorim, a partir do aconselhamento, espera-se a ampliação das possibilidades de se construir encontros mais potentes entre usuário(a) e profissional de saúde. Isso vai contribuir “para que as necessidades de saúde das pessoas sejam de fato compreendidas e atendidas, incluindo a promoção da autonomia e da resiliência necessária à busca pela saúde de indivíduos, famílias e comunidades”, enfatizou.

Durante a capacitação, o Teste Rápido Chagas – Bio-Manguinhos foi apresentado às pessoas participantes pelo pesquisador, Edimilson Domingos e pela pesquisadora Gabriele Jenteluci, ambos do instituto. Esse é um teste de triagem de uso único para detectar anticorpos para o protozoário Trypanosoma cruzi em sangue total venoso, de punção digital, soro ou plasma humano. Ele se baseia na tecnologia de imunocromatografia e utiliza plataforma validade de fluxo lateral. Resultados reativos são evidências de exposição ao protozoário e, após confirmação com sorologia convencional, podem ser usados como suporte ao diagnóstico clínico.

A técnica de enfermagem, Eleuza Sousa, reforçou que foi um privilégio para o município receber a equipe de Bio-Manguinhos, por meio do projeto IntegraChagas Brasil. “Essa capacitação veio acrescentar para nossa comunidade. O teste é muito rápido, simples e fácil, todos podemos fazer. Todos podemos conversar com cada pessoa para que todas as pessoas façam o teste, para que possamos controlar, de uma vez por todas, essa doença”, avaliou.