Noticias

29 de abril de 2024

Município de Iguaracy inicia construção da Linha de Cuidado para a Doença de Chagas em parceria com o Projeto IntegraChagas Brasil

Entre os dias 24 e 26 de abril, a Prefeitura Municipal de Iguaracy (PE), em colaboração com o Projeto IntegraChagas Brasil, realizou a primeira etapa do processo de construção da Linha de Cuidado para a doença de Chagas. Esta etapa foi antecedida por reunião prévia (23 de abril) na X Gerência Regional de Saúde (GERES) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Durante esse período, a coordenação do projeto IntegraChagas Brasil, representada pelo Professor Alberto Novaes (Universidade Federal do Ceará – UFC) e pela Professora Eliana Amorim (da Universidade Federal da Bahia – UFBA) conduziu os encontros e debates a partir de reuniões técnico-políticas ampliadas, oficinas de trabalho, grupos de discussão e visitas a diferentes pontos da rede municipal de saúde e ao território. Como observadora, contou-se com a participação da representante do Grupo Técnico em Doença de Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde do Brasil, Mayara Maia Lima.

Este conjunto de atividades envolveu trabalhadoras e trabalhadores da saúde, gestores municipais (saúde, educação, ambiente, assistência social), representações da X GERES e lideranças comunitárias locais. Após reunião preliminar de acolhimento pelo Senhor Prefeito Zeinha Torres e a gestão municipal de saúde, realizou-se uma reunião introdutória envolvendo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, articulada com outras secretarias da Prefeitura e representações da sociedade de Iguaracy.

Durante essa reunião introdutória, a equipe do projeto apresentou os princípios, objetivos e eixos do projeto, possibilitando a discussão sobre aspectos relevantes sobre a doença de Chagas como uma condição crônica a ser reconhecida em diferentes níveis da gestão municipal, de maneira interinstitucional e intersetorial, integrada a ações de vigilância em saúde incluindo perspectivas de Uma Só Saúde, com ênfase na atenção primária como porta de entrada e reguladora do Sistema Único de Saúde (SUS), em suas interconexões com serviços de média e alta complexidade.

Em seguida, foram realizadas visitas à rede de atenção à saúde do SUS no município, incluindo unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), unidades hospitalares, laboratórios e serviços farmacêuticos. Além disso, realizou-se visita em território com elevada vulnerabilidade social, onde se estabeleceu contato direto com as pessoas e representações da comunidade.

Para identificar pessoas interessadas em ações que oportunizem esta ampliação de acesso a diagnóstico e tratamento da doença de Chagas no SUS, tanto em nível estadual, regional e local, realizou-se oficina de trabalho com debates em dois grupos com diversos atores e instituições da sociedade, com debate em plenária.

Por fim, uma reunião foi conduzida com a gestão municipal de saúde e representantes de diferentes áreas e setores, visando a sistematização das atividades anteriores e a elaboração de agendas e recomendações para as próximas etapas do Projeto IntegraChagas Brasil.

De acordo com Alberto Novaes, o objetivo da Linha de Cuidado é estruturar a rede de atenção com foco na redução da morbimortalidade causada pela doença de Chagas em diferentes ciclos da vida, fornecendo diagnóstico, tratamento e acompanhamento oportunos às pessoas acometidas pela doença em suas diferentes expressões clínicas.

Mateus Almeida, coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, destacou que o cuidado às pessoas com doença de Chagas é uma prioridade para o governo municipal de Iguaracy, especialmente considerando as características rurais do município e a diversidade de partes interessadas envolvidas.

“O município teve a satisfação de ser um dos cinco municípios contemplados por esse projeto. Isso é muito importante, por isso, mobilizamos além de representantes da Secretaria de Saúde, representantes das secretarias da Educação, da Assistência Social, da Cultura, de Agricultura, representantes de associações quilombolas, rurais, com relatos de pacientes do município com doença de Chagas”, salientou Mateus.

O Projeto IntegraChagas Brasil – é uma pesquisa estratégica financiada e demandada pelo Ministério da Saúde do Brasil, sob coordenação do Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Seu objetivo principal é ampliar o acesso à detecção e tratamento da doença de Chagas no contexto da Atenção Primária integrada à Vigilância em saúde. Em Iguaracy, o projeto conta com o apoio da X Gerência Regional de Saúde (GERES) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, da equipe central da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.