12 de maio de 2024
Projeto IntegraChagas Brasil reforça a necessidade de vigilância, diagnóstico e cuidado a pessoas com Doença de Chagas no país
O mês de abril foi marcado por um conjunto de ações com foco no Dia Mundial da Doença de Chagas. Em quatro municípios de atuação do IntegraChagas Brasil, foram realizadas ações que seguiram o tema da campanha proposta a partir de debates dentro do projeto – “Unidos para o Cuidado em Doença de Chagas”, assim como das diretrizes do Ministério da Saúde – “Doença de Chagas: 115 anos de descoberta. Uma trajetória do diagnóstico oportuno à integralidade do cuidado”.
Com o objetivo de informar sobre causas e formas de transmissão, sinais e sintomas da doença, e estratégias para diagnóstico e de tratamento ao longo da vida além de orientar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento no SUS, as equipes locais dos municípios de Espinosa (MG), Porteirinha (MG), São Desidério (BA) e São Luís de Montes Belos (GO) desenvolveram atividades de mobilização, informação e educação em saúde sobre a doença de Chagas em unidades de atenção primária à saúde, escolas, praças e junto à imprensa local, com a participação da sociedade civil e de profissionais da saúde e da educação.
No dia 14 de abril ocorreram campanhas nos quatro municípios. Em Espinosa (MG) foram realizadas ações de educação em saúde e de implementação de aconselhamento e teste rápido de triagem para a doença de Chagas na comunidade de Pau Ferro. Sob o olhar da comunidade, em vídeo publicado nas redes sociais, o Senhor Edivar Pereira, Presidente da APDChagas, falou sobre a luta das pessoas acometidas pela doença e a importância da data. Em Porteirinha (MG), a Associação Mobiliza Chagas falou sobre o Dia Mundial e Municipal da Doença de Chagas na rádio Independente.
Em São Luís de Montes Belos (GO), no dia 12, aconteceu na Câmara Municipal da cidade o Seminário em comemoração à data, entre os participantes estavam Amélia Bispo, presidente da Associação de Chagas da Bahia (ACHABA), a vice-presidente da Associação Goiana de Portadores da Doença de Chagas (AGPDC), Maria Andrade, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO), do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
Em São Desidério (BA), foram realizadas ações nas Unidades de Atenção Primária à Saúde, com abordagem sobre a doença de Chagas e ação técnico-política na Câmara Municipal de Vereadores, onde foram apresentadas as ações desenvolvidas para a entomologia do Programa de Controle da Doença de Chagas, além de relatos de pessoas que convivem com a doença e capacitação de profissionais de saúde com referência para o manejo da doença.
Além da realização de ações de educação em Saúde, os municípios de São Luís de Montes Belos (GO) e São Desidério (BA) aprovaram Leis Municipais para o dia 14 de abril, ou seja, nestes municípios, o dia 14 de abril passa a ser também Dia Municipal da Doença de Chagas. Assim como ocorreu, no ano de 2023, nos municípios de Espinosa (MG) e Porteirinha (MG).