30 de outubro de 2024
Ação de testagem para doença de Chagas beneficia trabalhadores e trabalhadoras de São Luís de Montes Belos-GO
Nos dias 30 e 31 de outubro, as equipes de saúde do município de São Luís de Montes Belos-GO, deram início a um ciclo especial de ações para prevenção e conscientização sobre a doença de Chagas na cidade. Desta vez, a iniciativa teve como público-alvo a classe trabalhadora do município, começando com uma visita na CIA Hering, um dos maiores empreendimentos industriais da região.
Durante a ação, as pessoas participantes puderam realizar o teste rápido de triagem para a doença de Chagas. O resultado é liberado em 15 minutos. Antes e depois da testagem, cada pessoa participante passou por sessões de aconselhamento e orientação sobre a doença com profissionais da equipe de saúde.
Nos próximos meses, também estão previstas ações semelhantes entre trabalhadores e trabalhadoras do serviço público da cidade. A ideia é ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença de Chagas, além de ampliar a informação e conscientização da população sobre temas como formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Parceria com o projeto IntegraChagas Brasil
A ação acontece em parceria com o projeto IntegraChagas Brasil, do Ministério da Saúde. O projeto busca ampliar o acesso ao diagnóstico e definir uma linha de cuidado para a doença de Chagas no país. Cinco municípios brasileiros são comtemplados pelo projeto. Desde abril de 2024, o município de São Luís de Montes Belos é um deles, o único no estado de Goiás.
A ação na CIA Hering também faz parte das atividades da campanha Outubro Rosa, realizadas pela Secretaria de Saúde do município para prevenção do câncer de mama. A iniciativa contou com apoio da Universidade Federal de Goiás e da UniBrasilia.
Como e por que fazer o teste para doença de Chagas
Todos os postos de saúde de São Luís de Montes Belos (GO), Iguaracy (PE), Porteirinha (MG), Espinosa (MG) e São Desidério (BA) realizam a testagem para a doença de Chagas. Qualquer pessoa moradora dessas cidades pode fazer o teste, basta comparecer na unidade de saúde com o cartão do SUS ou procurar o(a) agente comunitário(a) de saúde para agendar a testagem.
São Luís de Montes Belos tem o segundo maior índice de vulnerabilidade para doença de Chagas crônica entre esses cinco municípios. Ressalta-se que o diagnóstico correto é fundamental para o cuidado adequado.