NoticiasSem categoria

3 de abril de 2025

Boletim Epidemiológico sobre Doença de Chagas em 2025 é lançado em São Luís de Montes Belos (GO)

Foi lançado, nessa quarta-feira (2 de abril), o Boletim Epidemiológico em Doença de Chagas em São Luís de Montes Belos (GO), durante encontro institucional entre membros do projeto IntegraChagas Brasil e autoridades do município, entre elas o prefeito, Jorcelino Marques Palmeira Júnior (UNIÃO). O documento apresenta uma síntese de indicadores sociodemográficos e epidemiológicos, essenciais para a compreensão da forma como a doença de Chagas se apresenta como problema de saúde pública no município.

Acesse o boletim epidemiológico clicando aqui

O Boletim traz também dados relacionados às testagens realizadas no município, no período de abril de 2024 a março de 2025, com resultados dos testes rápidos de triagem (Bio-Manguinhos) e dos testes confirmatórios para a doença de Chagas. Os dados e as informações que estão sendo apresentados visam, portanto, fundamentar o processo de planejamento, monitoramento e avaliação das ações no SUS com foco nas pessoas acometidas pela doença de Chagas. Informação para ação estratégica.

O processo de elaboração foi definido pela secretária Municipal de Saúde, Adriana Papel Dib, e conduzido pela equipe de coordenação da vigilância e de atenção à saúde do município em 2025, representada por Rosângela Cabral e Daniela Samara Nogueira, respectivamente, após reuniões técnicas sequenciais, como parte das atividades do projeto “Acesso à detecção e tratamento da doença de Chagas no âmbito da atenção primária à saúde (APS) no Brasil – IntegraChagas Brasil”.

Anteriormente a este boletim, o Informe Epidemiológico, elaborado e lançado à sociedade em 2024, dispunha de análise de dados sobre casos notificados dos anos de 2021 a 2023, bem como de óbitos e internações hospitalares de um período de 14 anos (2010-2023). Os dados de óbitos e internações foram extraídos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS). Os dados de casos notificados foram oriundos do e-SUS notifica. O Boletim Epidemiológico 2025 traz dados relevantes já demonstrando o efeito das ações de testagem lideradas pela equipe do município.

Sobre o Projeto IntegraChagas Brasil

O Projeto IntegraChagas Brasil é uma pesquisa estratégica financiada e demandada pelo Ministério da Saúde do Brasil, sob coordenação do Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu objetivo principal é ampliar o acesso à detecção e tratamento da doença de Chagas no contexto da Atenção Primária integrada à Vigilância em saúde.